O menor mamífero terrestre do mundo

Ele é solitário e agressivo, se exposto à luz por muito tempo, pode morrer


“Você conhece o musaranho-pigmeu? De nome científico Suncus etruscus, ele é considerado o menor mamífero terrestre do mundo.

Com apenas 52 mm de comprimento (sendo 30 mm só de cauda), ele pode ser encontrado nas florestas, campos e vales da Europa mediterrânea e África. Considerado um tanto quanto ansioso, seu coração chega a bater 1200 vezes por minuto.

Seus 30 dentes afiadíssimos lhe dão um comportamento valente e agressivo. Sua alimentação é a base de insetos, aranhas, vermes e larvas. Costumam ser mais ativos durante a noite e em tempo de frio e escassez de alimentos, hibernam.

O mais curioso deste animal é que, se exposto sucessivamente á luz, ele morre. Por isso, optam por lugares escuros como pedras e raízes de árvores para se abrigarem. Para se defender de predadores, eles exalam um cheiro fortíssimo através de sua pele. Não há como diferenciar machos e fêmeas pelas características de seu corpo.

Quanto à reprodução, elas ocorrem entre os meses de outubro e dezembro. Após 3 ou 4 semanas, a ninhada de 2 a 6 filhotes nascem.

Todos vêm ao mundo cegos, pelados e menores que uma abelha.

Dentro de poucos dias atingem a independência e vão viver sozinhos.
Infelizmente esta é mais uma espécie que, além de rara, está sob risco de extinção.”

Nenhum comentário: