5 tesouros perdidos pelo mundo afora!

A espada Kusanagi

Seu nome completo é Kusanagi-no-Tsurugi, como é popularmente conhecida no Japão, mas também é chamada de Ama-no-Murakumo-no-Tsurugi ("Espada que Colhe as Nuvens do Céu"). Para se ter ideia de sua importância, a Kusanagi está para o Japão assim como a Excalibur para a Grã-Bretanha. A espada era usada em um ritual de ascensão cada vez que um novo imperador era coroado e era considerado um dos três Tesouros Imperiais do Japão. Segundo a mitologia, a espada foi encontrada no corpo de uma serpente de oito cabeças, decaptada pelo Deus japonês Susanoo.

A Câmara de Âmbar

O âmbar é uma resina fóssil usada em objetos ornamentais. Mas imagine que ao invés de objetos, ela tenha sido usada para criar uma câmara inteira. O resultado é parecido com o da imagem acima. A câmara de âmbar perdida media 1.021 m2 e possuía painéis enormes nas paredes com cerca de 6 toneladas de pastilhas de âmbar, além de espelhos com molduras douradas e outros detalhes incríveis. O âmbar foi incrustado com joias preciosas e a sala ainda hospedava valiosas coleções de arte russa e prussiana. Criada por ordem do rei da Prússia, Frederico 1º, em 1716, era considerada a oitava maravilha do mundo por aqueles que a viram.

Os tesouros de Lima

Toda lista de tesouros perdidos precisa ter um pouco de pirataria, certo? Que tal um tesouro com 113 estatuetas religiosas de ouro, 200 caixas de joias, 273 espadas com punhais de joias, 1.000 diamantes, duas estátuas de ouro em tamanho real de Maria segurando Jesus, coroas de ouro sólido, 150 cálices e centenas de barras de ouro e prata? É possível que este tesouro esteja enterrado e perdido nas Ilhas Cocos, no Oceano Índico (próximo a Costa Rica), valendo algo como US$ 300 milhões. A história conta que o tesouro foi confiado a William Thompson pelo vice-rei de Lima, para que fosse transportado para algum lugar seguro no México, uma vez que a cidade do Peru estava à beira de uma revolta.

O tesouro Azteca

Em 30 de junho de 1520, Hernan Cortés e seus soldados haviam assassinado o imperador Montezuma, quando foram cercados por uma população azteca furiosa e foram presos. A noite, Cortés e seus homens tentaram fugir, carregando quantidades enormes de ouro saqueado dos aztecas. Avistado pelos guardas, um intenso combate se deu início, dizimando mais da metade das tropas espanholas. Hernan e alguns homens por fim conseguiram fugir, mas grande parte do tesouro saqueado foi perdido. Muitos acreditam que a população azteca o recuperou e o enterrou nas colinas para escondê-lo dos espanhóis.

Maxberg Specimen

Apenas 11 fósseis relativamente completos de Archaeopteryx foram encontrados até hoje. A Archaeopteryx é um animal que poderia ajudar a estudar a evolução das espécies, já que é uma espécie de transição entre os dinossauros e as aves. O fóssil Maxberg Specimen recebe o nome do Museu Maxberg, onde ficou exposto durante alguns anos depois de sua descoberta, em 1956. Seu dono era Eduard Opitsch. Na época que foi descoberto, era apenas o terceiro encontrado na história.
Do Discovery

Nenhum comentário: