A vertiginosa ponte de vidro mais alta do mundo

Projeto é de autoria do arquiteto israelense Haim Dotan, que queria uma estrutura 'invisível'
"Se você sofre de medo de altura, talvez seja melhor pensar em outro passeio. Até mesmo os mais aventureiros vão precisar prender a respiração para atravessar a mais nova ponte da China, perto da cidade de Zhangjiajie.



Suspensa a 300 metros acima de Wulingyuan, o deslumbrante “Grand Canyon” chinês, a estrutura tem o piso totalmente feito de vidro, permitindo uma vista inusitada dos desfiladeiros lá embaixo.

A construção deve ser terminada em julho, e os visitantes poderão explorar a ponte – e seus 380 metros de extensão – a partir de outubro.

Esta não é a primeira estrutura com piso de vidro da região. No Monte Tianmen, próximo dali, há uma passarela de vidro envolvendo o penhasco. Mas a nova ponte será a mais alta e mais longa desse tipo no mundo.

‘O mais invisível possível’

Estrutura está suspensa a 300 metros de uma região conhecida como o 'Grand Canyon' chinês
 
Objetivo de arquiteto era fazer com que a ponte 'desaparecesse entre as nuvens'

Além de quebrar recordes, o vidro foi escolhido para ajudar a minimizar qualquer interferência na paisagem à sua volta.

“Eu acredito na natureza, na harmonia, no equilíbrio e na beleza. A natureza é bela do jeito que é”, afirma Haim Dotan, arquiteto israelense que concebeu o projeto. “Esta ponte de vidro foi desenhada para ser o mais invisível possível – uma estrutura branca que desaparece entre as nuvens.”

Erguida por apenas duas vigas laterais de aço, com corrimãos com cabos estabilizadores e o piso de vidro, a ponte pode até parecer frágil e minimalista. Mas é capaz de aguentar ventos fortes, terremotos, nevascas e o peso de até 800 visitantes ao mesmo tempo.

E se atravessá-la não for aventura o suficiente, a administração da ponte também planeja oferecer o salto de bungee jump mais alto do mundo – batendo a atual recordista, a Macau Tower e seus 233 metros de queda."

Nenhum comentário: